RETIROS

Nepal – Himalayas

O Nepal é um destino magnético, transformador e é um país certeiro para quem busca o mix de natureza, cultura e espiritualidade.

Localizado na região dos Himalayas, o Nepal abriga oito dos dez picos mais altos do Mundo, incluindo o Monte Everest que, com 8.848 metros de altura, é a montanha mais alta do Mundo.

Apesar das riquezas naturais exuberantes, a parte espiritual e cultural do país também são impressionantes. 

O Nepal é tão rico em sua herança cultural que abriga 80 grupos étnicos e 123 línguas nativas.

Ler mais

O país é também um dos lugares mais sagrados para o Budismo, uma vez que Siddhartha Gautama, considerado o “Supremo Buda” na maioria das tradições budistas, nasceu em Lumbini, uma aldeia nepalesa nas planícies de Terai do sul do Nepal, em 563 a.C. O imperador indiano Ashoka erigiu na região um pilar comemorativo com uma inscrição atestando isso, que ainda está lá hoje. Hoje, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, descrito como “um dos lugares mais sagrados de uma das grandes religiões do mundo”.

Além disso, é o país ideal para quem busca paz, imersão espiritual e tranquilidade. O local apresenta os mais variados centros de meditação e ioga, que irão te ajudar a explorar o seu interior e achar uma nova pessoa dentro de você. Esses centros incluem acomodação e comida, para uma experiência ainda mais completa. Aulas de ioga irão contribuir para o desenvolvimento de um corpo, mente e pensamentos saudáveis. Isso te ajudará a alcançar um desenvolvimento equilibrado, harmonioso e integrado de todos os aspectos de sua personalidade.

Índia

Devido à sua rica tradição de práticas antigas como Ayurveda e yoga, a Índia é um dos destinos mais procurados para o bem-estar e a cura. Das praias ensolaradas de Goa às verdejantes colinas de Uttarakhand, o país oferece milhares de santuários para fazer uma pausa para quando você precisar restaurar sua saúde física e despertar sua alma.

A  maioria dos retiros de ioga e meditação acontecem em ashrams, centros de retiros espirituais comandados por líderes religiosos que recebem indivíduos em busca de evolução espiritual. Lá serão administradas palestras de bem estar; sessões de ioga como: asanas (posturas), meditação, respiração (pranayama), limpeza, canto, princípios da ioga, mauna (silêncio), pooja (adoração) e kirtan (canto sagrado);

Ler mais

Massagens ayurvédicas, terapias e uma variedade de tratamentos de Siddha e Ayurveda; além de uma alimentação limpa e saudável para um tratamento e alinhamento completo de corpo e alma.  Cada Ashram possuem características específicas de acordo com as crenças e fundamentos do líder espiritual, além disso, alguns seguem um cronograma mais rígido com atividades desde o nascer do Sol até o momento de descansar, já outros são mais flexíveis, tornando-se possível realizar até mesmo atividades turísticas nos intervalos das atividades.  

Mas, independente da escolha, essa será com certeza uma experiência transformadora. 

As cinco sabedorias milenares da Índia.

As cinco principais filosofias da Índia são:  hinduísmo, budismo, sufismo, jainismo e sikhismo. Cada uma têm a sua importância e lugar durante o seu processo de crescimento e através de experiências e vivências dentro destas filosofias, você acessará sua alma, revelando seu próprio tesouro.

HINDUÍSMO: Uma das maiores religiões seguidas em toda a Índia, o hinduísmo também está entre as mais antigas do mundo. É conhecido como ‘Sanatan Dharma’ ou a religião eterna. Com milhares de templos, ashrams e locais sagrados, a proeminência do hinduísmo pode ser sentida em todos os cantos.

Os hindus acreditam nas doutrinas do samsara (o ciclo contínuo de vida, morte e reencarnação) e karma (a lei universal de causa e efeito). Um dos pensamentos-chave do hinduísmo é “atman”, ou a crença na alma. Essa filosofia sustenta que as criaturas vivas têm uma alma e todas fazem parte da alma suprema.

BUDISMO: Uma das principais religiões da Índia, o budismo é baseado nos ensinamentos de Buda ou Siddhartha Gautama, um príncipe da tribo Sakya. Diz-se que o jovem príncipe uma vez viu intenso sofrimento e decidiu deixar suas riquezas para buscar a verdade e a iluminação. Após vários anos de esforços infrutíferos, acredita-se que Buda tenha atingido o nirvana em  Bodhgaya, em Bihar. 

Hoje, esta pitoresca cidade ecoa com um ambiente tranquilo, sublinhado por intensa devoção. Pontilhado de mosteiros, este local de nascimento do budismo de 2.500 anos convida viajantes de todo o mundo a mergulhar em suas vibrações espirituais, refazer os passos de Buda e entender suas filosofias.

SIKHISMO: É uma religião monoteísta fundada no fim do século XV. A palavra ‘Sikh’ se traduz em um discípulo e a religião do Sikhismo é baseada no caminho do discipulado. Este sistema de fé foi estabelecido por Guru Nanak.

O mais proeminente dos locais espirituais Sikh é o Templo Dourado ou Sri Harmandir Sahib, em Amritsar, Punjab. Ao ouvir as belas notas de gurbani (canções espirituais), a espiritualidade serena do templo acalma a alma. 

JAINISMO: Ao lado do hinduísmo e do budismo, é uma das religiões mais antigas da Índia. Sem um Deus como figura central, o Jainismo ensina que o universo é eterno e não possui criador. 

A religião trilha o caminho de uma trajetória espiritual que permite que a alma fuja da influência do Karma. 

SUFISMO: Com base no Islã, o Sufismo é considerado uma corrente mística e contemplativa que teria surgido no século 7, entre alguns dos primeiros seguidores de Maomé. 

O ascetismo – evitar o materialismo e os prazeres mundanos para se concentrar no crescimento espiritual – é um elemento-chave do Sufismo. Dentre as práticas, estão meditações e cantos para abrir as mentes e os corações, a fim de crescer espiritualmente.

Bali – Indonésia

Bali, popularmente conhecida como “ilha dos deuses” devido aos mais de 20.000 templos espalhados, é uma ilha carregada de misticismo e espiritualidade. 

De uma cultura riquíssima e um povo acolhedor, Bali possui uma energia muito especial. Isso se deve principalmente à sua história e à sua localização geográfica, que despertam interesse em viajantes do mundo todo. Vulcões, cachoeiras, praias paradisíacas, e demais belezas naturais tornam esse lugar ainda mais especial. 

A religião praticada em Bali é o hindu balinês, diferentemente das outras ilhas da Indonésia, onde mais de  90% da população é muçulmana. Os hindus balineses acreditam que os deuses e deusas estão presentes em todas as coisas e, portanto, todos os elementos da natureza tem seu próprio poder. Em linhas gerais, a busca do hinduísmo balinês é pelo equilíbrio e harmonia entre as forças (energias, espíritos, magias, deuses) que atuam neste mundo.

Ler mais

A luta entre o caos (adharma) e o cosmo (dharma). É também muito comum encontrar oferendas pela rua, na porta das lojas, nas casas e especialmente em lugares altos, que são dedicados aos espíritos elevados.

O Dia do Silêncio (Nyepi Day)  é um dos eventos mais importantes do hindu balinês. Neste dia os balineses fazem silêncio, jejuam e não saem de casa. No dia seguinte, é dia de pedir perdão um ao outro, reunir a família e realizar rituais religiosos. 

Os Retiros espirituais em Bali tem como finalidade a conexão ou reconexão da pessoa com a sua espiritualidade, com o seu eu interior, independente de qual religião ela siga.

Esses retiros são realizados em lugares com pouca ou nenhuma tecnologia (como celulares, internet, computadores e etc) com a intenção de afastar as pessoas de suas rotinas e rituais “mundanos” e convidar a mesma para uma reflexão sobre si mesmo e sobre as coisas ao seu redor, o que a ajudará a se reconectar com algo que ela considere ter perdido com o passar dos anos dentro de si, ou mesmo para reforçar esses laços internos para que eles não se rompam.

Os retiros de Bali incluem aulas de ioga diárias, meditação, workshops, massagens e alinhamento de chakras. As estadias são em acomodações confortáveis, lindas e integradas na natureza. No tempo livre você terá a oportunidade de aproveitar as paisagens lindas, as praias incríveis e a calmaria deste lugar, além de uma culinária saudável e extremamente saborosa. 

Bali é ritualística no seu modo de viver, por todo o lado testemunham-se cerimónias de purificação e libertação. As tradições permanecem, mostrando-nos de forma muito simples a importância de estarmos conectados connosco e com o todo.

Tailândia

A Tailândia, o maior país budista do mundo, é um dos destinos que mais atraem viajantes em busca de retiros espirituais. 

Os retiros costumam acontecer em templos budistas e contam com horas e horas de meditação. As pessoas que buscam o retiro, ficam 10 ou mais dias em total imersão, sem contato com as pessoas do local e fora de lá. A maioria dos templos do país costuma ficar no topo de montanhas ou cercados pela natureza.

A grande maioria dos retiros mantém as mesmas regras, que incluem: Não comer carne; não consumir Álcool e cigarro; É proibido falar com outros meditadores e é preciso evitar contato visual; celulares, TV, e computador são completamente proibidos; Os dias começam cedo, por volta das 4 ou 5 horas da manhã. Além de todas as regras, os locais costumam ser bem simples e em meio à natureza. 

Ler mais

Todos os dias acontecem aulas sobre os fundamentos budistas com ensinamentos sobre a importância do amor próprio, do controle de nossas emoções, como manter a mente limpa e os bons pensamentos e energias, bondade e compaixão. Ao longo do dia acontecem pausas para meditação, caminhadas e exercícios de respiração. 

Todo esse processo, que para alguns pode ser difícil e doloroso, serve para fazer com que as pessoas se desliguem da correria do dia a dia e reflitam sobre a vida, além de agradecer pela existência. Para quem busca um momento de paz, um retiro espiritual na Tailândia tende a ser uma experiência incrível.

Os dois modelos de retiro mais comuns são o de Meditação Vipassana e de Yoga 

Retiros de meditação vipassana

É um retiro espiritual baseado nas tradições do Budismo Theravada, que é a linhagem mais antiga dessa religião.

Nessa modalidade, os participantes são esclarecidos sobre a filosofia budista e participam de sessões de meditação com atenção plena, focando na respiração e utilizando o silêncio como forma de autoconhecimento.

Isso porque neste tipo de retiro, acredita-se que ao interromper a comunicação com o mundo exterior é aberta a escuta e a observação para o interior. Assim, podemos perceber nossos próprios ruídos e trabalhar as nossas questões internas.

Também são incorporados hábitos alimentares veganos ou vegetarianos, que complementam a experiência.

Retiros de yoga

Este tipo de retiro é feito para praticantes ou interessados em iniciar na prática do yoga e em resgatar uma conexão interior.

Além das sessões guiadas de yoga e meditação, o participante entra em contato com a natureza e passa a ter hábitos mais saudáveis de vida, fazendo caminhadas e melhorando a alimentação, que exclui carne animal.

Afinal, os princípios milenares do yoga também conduzem a uma reeducação de hábitos e atitudes.

Independente do modelo escolhido, um retiro na Tailândia com certeza será uma experiência transformadora e lhe fará apreciar as coisas simples da vida através de uma imersão surreal na natureza incrível que esse lugar possui.